quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Melody Box– Surge uma nova rede social voltada para música. E brasileira.*

*Artigo publicado no blog Sociedade em rede.

De vez em quando é bom mudar velhos hábitos.

Todo mundo sabe que a rede social para quem gosta de música é o MySpace. Mas, guardadas as devidas proporções, os brasileiros têm uma alternativa, ainda que pouco comercial. É o Melody Box (www.melodybox.com.br).

A ideia é basicamente a mesma. Artistas disponibilizam páginas onde é possível ouvir as músicas na íntegra e conhecer todos os trabalhos já feitos. Essa história você já conhece. Mas o que torna o Melody Box algo bastante interessante é o fato de contar basicamente com artistas pouco conhecidos do público em geral, que encontraram na rede um modo eficaz de divulgar o seu trabalho. E como se trata de um site de relacionamentos genuinamente brasileiro, quase a totalidade das músicas é cantada em português.

Pois é aí é que mora a graça.

Quando se pensa que alguns ritmos estão mais condenados no Brasil do que Boto-Cor-de-Rosa em época de estiagem, descobre-se que ainda existem músicos de qualidade, mesmo que ignorados pelas rádios brasileiras. Por isso, o Melody Box é um prato cheio para quem procura novidades e está cansado de escutar as mesmas músicas de sempre.Melodybox1

Após um breve cadastro, é possível escolher os ritmos de sua preferência e, dentro deles, procurar as bandas mais interessantes. No começo a experiência de navegação é um tanto estranha, apesar do layout bem resolvido do site, pois as bandas são muito pouco conhecidas. É difícil saber por onde começar. Sobra apenas o método da “tentativa e erro” para descoberta de sons de qualidade. Por isso, o melhor é procurar a aba com as bandas mais tocadas do site, escutar todas e, a partir daí, adicionar à playlistaquelas que são de seu agrado. Também é possível filtrar o gênero.

Infelizmente, o acervo de ritmos como jazz e blues ainda é muito pequeno. Muito mesmo, o que acaba sendo o ponto fraco do site. Axé, por exemplo, nem bandas cadastradas possui. Mas a tendência é que isso mude, conforme a rede adquira popularidade. Bandas de rock são mais numerosas, mas bem longe de constituir uma fartura. Resta torcer para que os artistas descubram e forneçam material para o Melody Box.

Melodybox3Há também um sistema de pontuação que promete a troca por brindes. Esses pontos são adquiridos conforme o tempo de permanência no site, a quantidade de músicas ouvidas e a frequência de acesso. Ao atingir-se 500 pontos, é possível agenciar virtualmente uma banda de sua preferência, ou seja, promover o trabalho do artista e assim obter mais pontos, conforme a popularidade aumenta. Curioso é que o sistema permite o download de músicas, mas isso consome 50 pontos do perfil. É uma maneira de desestimular os internautas e escutar músicas que não estejam no site. E por falar nisso, a maior parte das transmissões é de muito boa qualidade, sem aquele efeito de eco que existe em algumas rádios em ‘streaming’.

Sugestões para começar? A banda “Surfadelica” de São Paulo, que toca um rock instrumental carregado de surf music e “Bruno Lara”, também instrumental, do Rio de Janeiro, com uma guitarra viajante e extremamente competente. Para o público que gosta das bandas mais novas do rock nacional como NX Zero, destaque para “Dandara”, do Rio de Janeiro.

O Melody Box não é um MySpace, este sim recomendado para busca de bandas consagradas. Nem pretende ser. Mas quando tiver um maior número de artistas disponibilizando seu trabalho será uma ótima opção para quem não se importa com ‘hits’ e está cansado das mesmas músicas de sempre.

Nem que seja só para sair da rotina.

POR ANDRÉ MORAES (@AAFMORAES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário