sexta-feira, 14 de maio de 2010

Fora do Eixo no Circo Voador


Na sexta, a lona do Circo Voador será invadida por uma verdadeira miscigenação cultural: abrindo a noite a Niteroiense Stereologica (RJ) apresentará seu som repleto de guitarras distorcidas, programações eletrônicas e vocais masculinos e femininos. De Natal, a Camarones Orquestra Guitarrística (RN) vai colocar todo mundo para dançar com muito rock, reggae e ska. O público embarcará na onda psicodélica Mini Box Lunar (AP), banda vinda direto de Macapá com uma sonoridade folk rock marcada por suaves vocais femininos. A carioca Canastra (RJ) mostrará seus acordes apimentados que revestem composições trabalhadas em um show histórico na lona do Circo. Os shows mais pesados da noite ficam por conta do trio instrumental Macaco Bong (MT), de Cuiabá, em 2009 que seu teve seu CD "Artista Igual a Pedreiro" eleito como o melhor álbum do ano pela primeira edição do ano da Rolling Stone brasileira; e da goiana Black Drawing Chalks (GO), indicada, em 2009, no Video Music Brasil nas categorias Aposta MTV, Rock Alternativo e Videoclipe do Ano, do qual foi vencedora com a música "My Favorite Way".

Além de apresentar essas novas bandas na capital cultural do país, o evento contará ainda com o DJ Hey Hey (Fiend Club e Exorcize)e o DJ Uno (Grito Rock). Na sexta, as picapes serão comandadas pelo DJ Mario Moptop e a Discotecagem Radiofônica Independência ou Marte. Haverá também exibição de vídeos do VJ Rafa Rolim, exposições, além de uma feira cultural com CDs, camisetas, buttons, DVDs, revistas, roupas e acessórios. E para ter um desconto no preço do ingresso, basta chegar cedo, participar da comunidade do Ponte Plural no site http://cfe.colivre.net/profile/ponte-plural, ou levar 1 kg de alimento não perecível para os desabrigados pela chuva no Rio de Janeiro e em Niterói.

. O CIRCUITO FORA DO EIXO

O Circuito Fora do Eixo é uma rede de trabalhos colaborativa pautada pelos princípios da Economia Solidária, formada por produtores culturais e artistas espalhados por todo o País. A rede começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota, desde então batizada de Circuito Fora do Eixo.

Hoje existem 46 pontos Fora do Eixo em todo o Brasil, distribuídos por 23 estados do país, que administram 46 veículos de comunicação independente (web rádio e web TV), realizam anualmente 59 festivais, entre pequeno, médio e grande porte. No Rio de Janeiro e em Niterói, o coletivo responsável pela coordenação das atividades do Circuito Fora do Eixo é o Ponte Plural, que reúne empreendedores culturais dessas cidades, que visam fomentar a cena cultural. Em Nova Friburgo, o recém-lançado Serra Elétrica, coletivo que abrange músicos de Bom Jardim, Cordeiro e Nova Friburgo, organiza o Festival Fora do Eixo na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário